Sustentabilidade e importância da Água será tema de debate no XIV Colóquio do Mercado Quinhentista de Machico

Depois do “espesso negrume”, que assolou as nossas vidas nos últimos dois anos, é tempo de avançar e de acreditar que, juntos, e tal como a fénix do brasão de armas de Tristão Vaz Teixeira, primeiro Capitão do Donatário de Machico, é hora de renascer. Neste sentido, estamos em crer que a XVª edição do Mercado Quinhentista de Machico, organizado pela Escola Básica e Secundária de Machico em colaboração com o Município de Machico, poderá ter condições para acontecer a 3, 4 e 5 de junho de 2022.

Como forma de contextualizar a temática deste evento, a Escola Básica e Secundária de Machico, em parceria com o Município local, vai realizar no dia 7 de maio, no Auditório do Fórum Machico a XIV edição do colóquio do Mercado Quinhentista subordinado ao tema “Água, sangue da terra”.

Será sobre a importância da água enquanto elemento presente no quotidiano ao longo dos tempos, essencial ao desenvolvimento da vida, das atividades económicas, das dinâmicas sociais e da subsistência humana, na sua dimensão física e espiritual, que vários especialistas irão refletir, salientando-se, ainda, a premência da preservação deste recurso natural na sustentabilidade do amanhã.

O colóquio terá dois convidados do exterior, Ana Catarina Garcia, investigadora do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, e Pedro Inácio do Museu da Água da EPAL. Em termos de oradores regionais estarão presentes, Amilcar Gonçalves (ARM); Raimundo Quintal (IGOT- Universidade de Lisboa); Rocha da Silva (ex-diretor Regional das Florestas); Manuel Ramos (Pároco de Machico); Luísa Gouveia (Guia intérprete); Manuel Menezes Franco (EBSM).

As inscrições estarão disponíveis neste espaço e nas redes sociais, através de um formulário google a partir do dia 5 de abril.

Deixe um comentário