RSS

Acerca

 

MQ_c_net

O Mercado Quinhentista de Machico é um projeto sociocultural, de natureza pedagógica, nascido na Escola Básica e Secundária de Machico, em 2006. Organizado em parceria com o Município de Machico, o evento tem contado com a participação ativa de outros estabelecimentos de ensino, associações culturais e instituições maioritariamente do concelho.

Através da recriação histórica das vivências colectivas da capitania de Machico nos primeiros anos de Quinhentos, pretende-se sensibilizar para a defesa da nossa identidade cultural, valorizando-a no contexto do património histórico português.

Machico evidencia assim o seu espírito empreendedor e o carácter pioneiro que lhe faz jus à História. Do mesmo modo que foi na baía de Machico que atracaram os primeiros navios portugueses, que Zarco e Tristão Vaz pisaram pela primeira vez terras insulares, que se rezou a primeira missa, se edificou a primeira igreja da Ilha e se instituiu a primeira capitania do Reino, é em Machico que se desafia o presente e se aposta no turismo histórico.

Em 2011 foi editado o livro “Mercado Quinhentista. Uma Viagem pela História”.

Em 2018, no Dia Mundial do Turismo, recebeu das mãos do Presidente do Governo Regional da Madeira a Medalha de Ouro de Mérito Turístico pelo contributo prestado ao sector e pela participação nas Comemorações dos 600 anos da Madeira.

Na Assembleia Municipal de Machico, foi também aprovado, por unanimidade, um voto de louvor à Escola Secundária de Machico pela excelente iniciativa e organização do Mercado Quinhentista, considerando este evento um marco fundamental para o desenvolvimento local.

Colóquio do Mercado Quinhentista
Todos os ano é realizado uma acção formativa que visa contextualizar a temática anual do Mercado Quinhentista e debater o papel de Machico no espaço atlântico e no mundo. Participam nesta formação cerca de 230 formandos, na sua grande maioria professores.

Exposições Temáticas
No âmbito do projeto, realizaram-se várias exposições de apresentação em centros comerciais do Funchal e no Aeroporto da Madeira. Destacam-se as exposições temáticas “A Casa de Tristão”, “Navegadores Quinhentistas” e “Herdeiros dos Capitães do Donatário”.

 

Logótipo do Mercado Quinhentista

 

Os comentários estão fechados.

 
%d bloggers like this: