O Mercado Quinhentista foi apresentado à comunidade educativa e à comunicação social no dia 8 de maio na Escola Básica e Secundária de Machico.
Este ano decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de junho sob o tema “ A Construção Naval”. Esta temática é reforçada no cartaz do evento com uma fotografia dos últimos carpinteiros navais que trabalharam em Machico, antes da revitalização da zona litoral, e os seus netos, alunos da escola.
A Construção Naval também vai ser debatida no dia 20 de maio, num colóquio no Fórum Machico, que contará com a presença do professor Catedrático Francisco Domingues da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista na arquitetura naval portuguesa no século XVI, e outros convidados.
No Fórum Machico estará também uma exposição do Museu da Marinha sobre este conteúdo, com réplicas e objetos da época, de 22 de maio a 4 de junho.
Uma das novidades do evento é recriar um torneio a cavalo, como acontecia no tempo de Tristão das Damas, o 2.º donatário.
Os cerca de 1200 participantes devidamente trajados à época quinhentista, vão criar um ambiente de festa, com animação permanente, onde se pode mercar, manjar, beber e fogar
Fica o convite: participe nesta viagem à época quinhentista!