RSS

Documentário “Fachos – Uma Tradição Secular”

06 Abr

Fachos

O projeto Mercado Quinhentista da Escola Básica e Secundária de Machico, colaborou na produção do documentário “Fachos – Uma Tradição Secular”, com realização e autoria de Eduardo Costa – Produções Audiovisuais.
Alguns alunos, professores e funcionários da escola experimentaram assim os bastidores de uma produção cinematográfica, participando como figurantes na recriação histórica de Machico no início do povoamento.
Este documentário será apresentado nos próximos dias 14 (às 18h00 e 21h00) e 15 de abril (às 16h00 e 21h00) e ainda no dia 20 de maio (também às 18h00 e 21h00), no Fórum Machico. Estas sessões estão abertas ao público em geral, sendo as entradas gratuitas, com reserva ou aquisição dos bilhetes na Câmara Municipal de Machico.

 

Sinopse:
No passado, o Arquipélago da Madeira foi invadido por piratas e corsários.
Para se defenderem, as populações usavam um sistema de alarme composto por fogueiras que, quando acesas e estrategicamente posicionadas nos cumes das montanhas, avisavam toda a população de um perigo iminente.
Com o passar dos anos, este sistema de alarme acabou. Mas, as sucessivas gerações transportaram, até aos nossos dias, estas vivências que nos ligam ao passado através de uma tradição centenária, que é a Festa do Santíssimo Sacramento, a qual decorre no último fim-de-semana de Agosto.
Desde o ano de 1903, a população de Machico prepara, durante semanas, os picos da freguesia com fachos que, organizados, traçam barcos, peixes e motivos religiosos, o que torna esta tradição singular, épica, e apreciada por locais e visitantes. (Eduardo Costa)

Mais Filmes e Fotos em https://www.facebook.com/fachosdocumentario/

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers gostam disto: