
O Mercado Quinhentista de Machico é um projeto sociocultural, de natureza pedagógica, nascido na Escola Básica e Secundária de Machico, em 2006. Organizado em parceria com o Município de Machico e com o apoio do Governo Regional, o evento tem contado com a participação ativa de outros estabelecimentos de ensino, associações culturais e instituições maioritariamente do concelho.
Através da celebração da nossa história, das vivências coletivas da capitania de Machico nos primeiros anos de Quinhentos, pretende-se sensibilizar para a defesa da nossa identidade cultural, valorizando-a no contexto do património histórico português.
Machico evidencia assim o seu espírito empreendedor e o carácter pioneiro que lhe faz jus à História. Do mesmo modo que foi na baía de Machico que atracaram os primeiros navios portugueses, que Zarco e Tristão Vaz pisaram pela primeira vez terras insulares, que se rezou a primeira missa, se edificou a primeira igreja da Ilha e se instituiu a primeira capitania do Reino, é em Machico que se desafia o presente e se aposta no turismo histórico.
Em 2011 foi editado o livro “Mercado Quinhentista. Uma Viagem pela História”.
Em 2018, no Dia Mundial do Turismo, recebeu das mãos do Presidente do Governo Regional da Madeira a Medalha de Ouro de Mérito Turístico pelo contributo prestado ao sector e pela participação nas Comemorações dos 600 anos da Madeira.
Na Assembleia Municipal de Machico, foi também aprovado, por unanimidade, um voto de louvor à Escola Secundária de Machico pela excelente iniciativa e organização do Mercado Quinhentista, considerando este evento um marco fundamental para o desenvolvimento local.
Foi distinguido pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, em colaboração com a Direção de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação, com Prémio Educação Artística 2024 – Categoria Projeto, pelo reconhecimento do seu impacto educativo e cultural.
Colóquio do Mercado Quinhentista
Todos os anos é realizado uma ação formativa que visa contextualizar a temática anual do Mercado Quinhentista e debater o papel de Machico no espaço atlântico e no mundo. Participam nesta formação cerca de 230 formandos, na sua grande maioria professores.
Em 2022 inicia-se um novo ciclo nos Colóquios do MQ, marcado pelo registo, em papel, com um livro temático, das preleções que, até então, só poderiam ser vivenciadas presencialmente.
Exposições Temáticas
No âmbito do projeto, realizaram-se várias exposições de apresentação em centros comerciais do Funchal e no Aeroporto da Madeira. Destacam-se as exposições temáticas “A Casa de Tristão”, “Navegadores Quinhentistas”, “Herdeiros dos Capitães do Donatário”, “Instrumentos de Tortura” e “Água, Sangue da Terra”.
