RSS

Enquadramento Histórico

“As filhas de Tristão”

Continuamos a viajar pela História…

“Partida a jurisdição de Machico, que foi primeiro descoberta, Tristão povoou a sua capitania e comarca […] veio este Capitão à ilha da Madeira com sua mulher e filhos na era de mil quatrocentos e vinte cinco […] foi casado com Branca Teixeira, mulher fidalga, e dela houve quatro filhos e oito filhas…”
Gaspar Frutuoso “Livro Segundo das Saudades da Terra” pg. 147

Início do século XVI, o arquipélago da Madeira tornara-se um valoroso porto estratégico, económico e político para o Reino de Portugal. Em Machico, Tristão Vaz Teixeira, primeiro Capitão Donatário, foi figura de destaque pela governação da Capitania, a qual foi encarregue de colonizar, explorar e defender até ao fim dos seus dias (cerca de 1470).

É reconhecido o seu valor enquanto governador, cavaleiro e cristão, mas por abuso de autoridade esteve exilado e ausente da sua jurisdição, período durante o qual a sua mulher, Branca Teixeira, governou a Capitania – algo muito invulgar numa época em que a esfera de afirmação era quase de exclusividade masculina, a mulher era remetida para um papel discreto, relegada para a domesticidade, confinada a espaços interiores, quer laicos quer eclesiásticos.Tantas vezes esquecidas nos escritos, muitas emergiram, sendo fascinante o respeito que algumas conquistaram em diversos níveis e nos campos mais variados. Os exemplos são muitos: além de Branca Teixeira também Constança Rodrigues de Sá, esposa de Gonçalves Zarco, governou a capitania nas ausências do marido; no continente, D. Beatriz, mãe de D. Manuel I, foi considerada a mais poderosa e temida política do seu tempo.

Para a história de Machico ficaram os contributos das 8 filhas de Tristão: Tristoa; Isabel; Branca; Catarina; Guiomar; Solanda; outra Catarina e Ana, todas elas Teixeira. Destas nobres damas destacaremos: Tristoa Teixeira, casada com Micer João Usadimar um rico comerciante genovês; Guiomar Teixeira, nobremente casada com Bartolomeu Perestrelo do Porto Santo (filho do 1º Capitão Donatário); e Branca Teixeira, poderosa mestra e curandeira.

Tudo isto e muito mais reviveremos nesta IXª edição do Mercado Quinhentista de Machico. A Comissão organizadora, a EBS de Machico e a Câmara Municipal de Machico desejam que o quotidiano recriado lhe proporcione uma verdadeira viagem pela História…

Comissão Organizadora do MQ 2014

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers gostam disto: