RSS

Personagens

perestrelo

Bartolomeu Perestrelo (1395 – c. 1457)

Cavaleiro da Casa dos Infantes D. João e, mais tarde, D. Henrique. Terá nascido em Lisboa, filho de um comerciante de origem italiana, tendo possivelmente tomado parte na conquista de Ceuta, em 1415. Perestrelo foi o primeiro Capitão do donatário do Porto Santo e pai de Filipa Moniz, esposa de Cristóvão Colombo.

 

zarcoIMG

João Gonçalves Zarco (1390- c. 1471)

Cavaleiro da Casa do Infante D. Henrique, tendo participado na tomada de Ceuta. Seguiu desde muito novo a carreira marítima e, por mais do que uma vez, exerceu o comando de caravelas. Foi casado com Constança Rodrigues de Almeida, de quem teve três filhos e quatro filhas. O Capitão do donatário do Funchal também usava o apelido de Zargo na grafia. Em 1460, é-lhe confirmada a doação do senhorio de Câmara de Lobos, com a atribuição das armas e o apelido “Câmara de Lobos”, pelo Rei Afonso V.

 

trystaoIMG

Tristão Vaz Teixeira (1390 – c. 1470)

Escudeiro da Casa do Infante D. Henrique.
Em 1415, participou na conquista de Ceuta, onde foi armado cavaleiro. O seu interesse pelos Descobrimentos, fê-lo promover e integrar várias expedições à costa ocidental africana. Casou com Branca Teixeira, de quem teve quatro filhos e oito filhas.
Era também conhecido como Tristão da Ilha. O Capitão do donatário de Machico viveu cerca de 80 anos, tendo falecido em Silves, Algarve.

 

Anúncios
 

Os comentários estão fechados.

 
%d bloggers like this: