RSS

Cornalusa

MQ_C1

Os Cornalusa são um ensemble musical que, desde 2006, tem vindo a participar na maioria dos eventos de recriação histórica produzidos em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha.

O ensemble é composto por quatro músicos desde 2010. Na sua formação mais usual dois músicos tocam a gaita mirandesa, instrumento tradicional português, onde aliás o grupo foi buscar a terminologia para o nome que escolheu adotar. Em português e em algumas outras línguas europeias, cornalusa é um sinónimo para gaita-de-foles. Alterando então a sílaba do meio, o grupo evoca a sua origem Lusitana.

Os Cornalusa combinam melodias antigas com harmonias e ritmos “dos nossos tempos”. Portanto nesta perspetiva o propósito da banda não é apresentar ao espectador a recriação histórica absoluta mas antes proporcionar ao público uma interpretação exclusivamente original daquilo que poderia ter sido, mantendo sempre um ouvido atento ao que consideram ser o aspeto mais importante – a música!

Através das poderosas vozes de autenticas gaitas-de-foles portuguesas combinadas com a energia de um bouzouki e de um davul, os Cornalusa oferecem um singular espetáculo ao vivo caracterizado por atuações que podem ser apresentadas virtualmente em qualquer espaço.

Em Agosto de 2012 a banda teve o prazer de apresentar o seu primeiro álbum de originais homónimo “Cornalusa”. Em 2017 apresentou novo trabalho “Isto era para ser medieval”.

MQ_C2

Anúncios
 

Os comentários estão fechados.

 
%d bloggers like this: