RSS

Enquadramento histórico

O Desembarque

Continuamos a viajar pela História…

“…aparecia um negrume mui grande que nunca se desfazia, […]
correram com bom tempo a cometer o negrume, […]
Passando mais avante, quase escorrendo a névoa, viram o mar mais claro
e viram por entre a névoa uma ponta de terra, […]
Viram logo uma praia grande e espaçosa, […]
ao outro dia mandou o capitão batel a terra […]
Postos em terra, acharam-na toda muito graciosa, de grandes arvoredos […]
E foi dita a primeira missa no dia da Visitação de Santa Isabel…”
(Descobrimento da Ilha da Madeira, Jerónimo de Dias Leite, Alfa, 1989, p. 15-18)

O ano de 2019 reserva-nos a realização de mais um evento de recriação histórica em Machico. Nos dias 7, 8 e 9 de junho terá lugar a XIVª edição do Mercado Quinhentista de Machico, com a temática “O Desembarque”, assinalando-se deste modo o carácter pioneiro que Machico assumiu na ocupação da Madeira e na própria História da Expansão Portuguesa.

Neste momento de celebração da génese da História da Madeira, as comemorações dos 600 anos do seu povoamento, revelou-se incontornável a temática da chegada dos portugueses a esta Ilha, pois foi na baía de Machico que desembarcaram, pela primeira vez, em Julho de 1419, Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zarco, navegadores ao serviço do Infante D. Henrique.

Com uma localização geográfica estratégica, dada a sua proximidade com África, à Madeira coube o papel de base de apoio à navegação de exploração da costa ocidental africana e ponto de escala obrigatória para a chamada “aguada” das embarcações portuguesas que, atraídas pelas mercadorias do Oriente e pelo desafio de saber mais, se aventuraram em grandes rotas marítimas. A Madeira alcança, assim, uma enorme importância na conquista de novos mundos, na desconstrução de antigos mitos e na transformação do conhecimento do mundo, numa “primeira globalização” que marcou Portugal e o Mundo.

Tudo isto e muito mais reviveremos nesta XIVª edição do Mercado Quinhentista de Machico.

A Escola Básica e Secundária de Machico deseja que o quotidiano recriado proporcione uma verdadeira viagem pela História…

Anúncios
 

Os comentários estão fechados.

 
%d bloggers like this: