RSS

Documentário “Fachos – Uma Tradição Secular”

Fachos

O projeto Mercado Quinhentista da Escola Básica e Secundária de Machico, colaborou na produção do documentário “Fachos – Uma Tradição Secular”, com realização e autoria de Eduardo Costa – Produções Audiovisuais.
Alguns alunos, professores e funcionários da escola experimentaram assim os bastidores de uma produção cinematográfica, participando como figurantes na recriação histórica de Machico no início do povoamento.

 

Sinopse:
No passado, o Arquipélago da Madeira foi invadido por piratas e corsários.
Para se defenderem, as populações usavam um sistema de alarme composto por fogueiras que, quando acesas e estrategicamente posicionadas nos cumes das montanhas, avisavam toda a população de um perigo iminente.
Com o passar dos anos, este sistema de alarme acabou. Mas, as sucessivas gerações transportaram, até aos nossos dias, estas vivências que nos ligam ao passado através de uma tradição centenária, que é a Festa do Santíssimo Sacramento, a qual decorre no último fim-de-semana de Agosto.
Desde o ano de 1903, a população de Machico prepara, durante semanas, os picos da freguesia com fachos que, organizados, traçam barcos, peixes e motivos religiosos, o que torna esta tradição singular, épica, e apreciada por locais e visitantes. (Eduardo Costa)

Mais Filmes e Fotos em https://www.facebook.com/fachosdocumentario/

Anúncios
 

Os comentários estão fechados.

 
%d bloggers like this: