RSS

Enquadramento histórico

“500 anos do Foral de Machico”

Continuamos a viajar pela História…

“Saibão quantos este instromento e treslado de hũ contrato (foral) feito entre El Rey Nosso Senhor (D. Manuel I) e as villas de Machico e Sancta Cruz da Ilha da Madeira virem que no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezus Christo de mil e quinhentoz e quinze[…]”
Gaspar Frutuoso “Livro Segundo das Saudades da Terra” pg. 147

Início do século XVI, o arquipélago da Madeira, descoberto e povoado no primeiro quartel do século anterior tinha-se tornado num valoroso porto estratégico, económico e político, assumindo um importantíssimo lugar de destaque para o Reino de Portugal e junto da Corte d´el Rei D. Manuel.

A Capitania de Machico sob o governo de Tristão Teixeira, 3º da linhagem, tinha progredido bastante desde o início do seu povoamento. Machico tinha obtido o título de Vila em 1451 e era, em 1515, data do seu Foral, mais povoado e mais evoluído economicamente e culturalmente.

D. Manuel concedeu Foral Novo a Machico há 500 anos. A Carta de Foral de 15 de dezembro de 1515 nasce da necessidade do rei centralizar o poder através de um conjunto de regras relativas a impostos, justiça, povoamento, defesa, e dar alguma autonomia política e administrativa às terras longínquas. Entre 1500 e 1520 foram publicados 589 forais, os designados Forais Novos ou Manuelinos, entre os quais o de Machico.

A administração da Capitania passou a ser compartilhada pelo Capitão e pelo Concelho. Há a preocupação de diferenciar as atribuições de ambos, delimitando-as perfeitamente – isto visava centralizar o poder e separar as casas nobres da administração local – algo que deixará Tristão Teixeira bastante incomodado…

Tudo isto e muito mais reviveremos nesta Xª edição do Mercado Quinhentista de Machico. A Comissão organizadora, a EBS de Machico e a Câmara Municipal de Machico desejam que o quotidiano recriado lhe proporcione uma verdadeira viagem pela História… Feliz passeio pelo século XVI.

Comissão Organizadora do MQ

Anúncios
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: